Conheça os serviços oferecidos pela Gold Languages
15/04/2024Evolução e Desafios da Mulher no Mercado de Trabalho Canadense
15/04/2024É crescente o número de brasileiros que estão dando entrada no processo de cidadania italiana em busca de novas oportunidades no exterior. A parentalidade em relação aos filhos garante o direito à cidadania italiana, e quanto aos filhos adotivos?
Na maioria dos casos, filhos adotivos também têm direito à cidadania italiana, no entanto, existem diferenças no processo dependendo da idade do filho.
Filhos adotivos menores de idade
Em caso de filhos adotivos menores de 18 anos, é exigido que o pai e/ou a mãe sejam cidadãos italianos reconhecidos, além da adoção estar devidamente regularizada. No Brasil, o processo de adoção precisa ser por meio de sentença judicial e deverá ser apresentado ao Consulado Italiano para ser homologado no Tribunal da Itália.
Maiores de idade
Em caso de filhos adotivos maiores de 18 anos, é possível obter a cidadania italiana por naturalização, onde o pai ou a mãe devem ser cidadãos italianos reconhecidos, a sentença de adoção também deverá ser homologada pelo Tribunal Italiano e, além disso, o filho deverá residir legalmente na Itália por cinco anos. Somente após todos estes requisitos, poderá requerer a naturalização.
Em ambos os casos, tenha sempre em mãos todos os documentos devidamente traduzidos e padronizados para agilizar o processo e cumprir os prazos de cada etapa.
A tradução juramentada é o serviço que garante a autenticidade da documentação original que será examinada pelos órgãos competentes na Itália. Ela é fundamental para dar entrada no seu processo de cidadania e converter os documentos oficiais brasileiros para o idioma italiano.
Se você está pensando em cidadania italiana, entre em contato com a Gold Languages.
Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário e segue nossas redes sociais para mais curiosidades sobre a Itália e outros destinos!